Minha Sacola
Sacola Vazia
07/07/2022

Entenda o que é o Draft da NBA

Entenda o que é o Draft da NBA

 

Você começou a acompanhar os jogos da NBA agora e está perdido sobre esse tal de “draft”? Então este artigo foi feito para você! Aqui explicaremos o que é Draft, quais as principais regras e como funciona as negociações deste evento.

 

draft nba

Draft NBA 2022

 

O que é Draft?

 

O Draft é um evento que acontece apenas uma vez ao ano onde os 30 times da NBA recrutam novos jogadores para fazerem parte de seu elenco da próxima temporada. Normalmente esses jogadores são de faculdades americanas ou de ligas profissionais internacionais.

 

Este evento se iniciou na NBA em 1947 com dois objetivos: equilibrar as forças das ligas e inserir jovens talentos no cenário profissional.

 

Quando começa o Draft?

 

O draft ocorre durante a pré-temporada da NBA, ou seja, em junho ou julho.

 

O último draft aconteceu este ano no dia 23 de junho em Nova York.

 

Como funciona o Draft?

 

O draft é dividido em duas rodadas onde cada time da NBA tem o direito de escolher um jogador de cada. Após selecionar os 60 jogadores, acontece a famosa “loteria” somente com os escolhidos da primeira rodada.

 

O que é loteria no Draft?

 

loteria draft nba

Loteria do Draft NBA

 

A loteria do draft é um evento realizado pela NBA para determinar a ordem de escolha dos primeiros jogadores. Somente os 14 times que não foram para os playoffs podem participar deste sorteio. O objetivo da loteria é igualar o grau de dificuldade dos times, fazendo com que os melhores jogadores do draft fiquem com os times que tiveram baixo desempenho na última temporada.

 

É importante ressaltar que o sorteio determina apenas as três primeiras escolhas, depois a ordem de distribuição dos jogadores muda, passando a ser decidida de acordo com a classificação de cada time da NBA na temporada regular em ordem decrescente. Ou seja, a equipe que obteve a melhor campanha na temporada passada recebe a última escolha (30ª), já a segunda melhor recebe a penúltima escolha (29ª) e assim sucessivamente.

 

Lembrando que essa metodologia é feita para balancear as forças das equipes, mantendo-as equilibradas para próxima temporada.

 

Além disso, a distribuição dos jogadores para os times em ordem decrescente já inclui os atletas selecionados na segunda rodada.

 

Um grande case de sucesso dos drafts foi o astro LeBron James, que já esboçava talento no ensino médio e foi escolhido pelo time Cleveland Cavaliers, que na época era considerado o pior time da NBA. Porém, com a entrada de LeBron James, o rumo da franquia tomou um caminho diferente e os tempos de ascensão dos Cavs chegaram.

 

Quais as regras do Draft?

 

draft nba

Times do Draft NBA

 

  • Negociação: As equipes podem negociar as escolhas do draft entre si desde que esse processo seja feito antes ou durante o evento. Inclusive, as trocas são bem comuns e acontecem com frequência neste período.

 

  • Seleção: Para um jogador ser 100% legível ele precisar: completar 4 anos de universidade ou estar formado do segundo grau à 4 anos, e ter idade superior a 22 anos. Caso algum jogador seja mais novo ou tenha completado apenas o primeiro ano da faculdade, ele pode ser recrutado, porém precisa declarar a sua elegibilidade (processo conhecido como “entrada antecipada”).

 

  • Seleção de Estrangeiros: as regras acadêmicas e de idade também servem para jogadores estrangeiros, porém, caso o indivíduo já tenha jogado com um contrato profissional, ele se torna 100% elegível automaticamente. Lembrando que um jogador é classificado como estrangeiro se nunca tiver se matriculado em uma faculdade americana, não tenha concluído o ensino médio no país e se estiver fora dos Estados Unidos por pelo menos 3 anos antes do recrutamento.

 

  • Ensino Médio: Desde 2006, nenhuma equipe da NBA pode selecionar jogadores que ainda estejam cursando o ensino médio. É estritamente necessário que o atleta tenha concluído pelo menos um ano de formação da escola.

 

E aí, gostou deste conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso último post sobre “As Roupas Necessárias Para Andar de Moto”.