Minha Sacola
Sacola Vazia
14/02/2023

Quais são as principais regras do Handebol?

O que você precisa saber sobre o Handebol: Aprenda sobre o esporte e suas regras

 

 

É fato que o handebol não possui uma visibilidade tão grande quanto o vôlei ou o basquete aqui no Brasil. A modalidade que acabou ganhando popularidade nas escolas públicas do país nos anos 2000, ficando atrás somente do futsal, não possui tanto destaque em comparação com outros esportes. Quantos jogos de handebol você lembra de já ter visto na TV, fora da época das Olimpíadas? Você sabe quem são as duas maiores jogadoras de handebol do Brasil, e que também já foram premiadas internacionalmente? Essas podem ser perguntas difíceis de serem respondidas, uma vez que o esporte raramente aparece na mídia.

 

No entanto, o jogo pode ser muito mais interessante do que parece. Por isso, para quem tem interesse em conhecer mais sobre o handebol, quais são os grandes os nomes da modalidade e, especialmente, quais são as principais regras, aqui vai um guia prático.

 

O esporte nasceu na Alemanha, em 1919. Karl Schelenz foi quem deu início e nome ao handebol, que foi criado originalmente como uma versão reformulada de um esporte que era praticado, na época, por deficientes visuais: o torball. Após o surgimento do esporte, não demorou muito para que ele fosse reconhecido pela Federação Alemã de Ginástica. Depois disso, passou a ser jogado em competições de vários países; entre eles, a Áustria, a Suíça e a Alemanha.

 

 

Mais tarde, no Brasil, a modalidade esportiva que teve início a partir da década de 30, começava a se popularizar por aqui gradativamente. Já o passo mais importante para o esporte no país ocorreu em 1940, com o surgimento da Federação Paulista de Handebol; enquanto o órgão responsável pelos eventos da modalidade, a Confederação Brasileira de Handebol, foi criada anos depois, em 1979. A primeira grande conquista, em 1999, foi obra da Seleção Brasileira de handebol feminino que conquistou ouro nos jogos pan-americanos do Canadá. Já em 2013, o time foi campeão mundial na Sérvia.

 

E por falar na seleção feminina de handebol, muitas das conquistas da equipe contaram com a grande participação de algumas das maiores jogadoras do esporte. A ponta-direita Alexandra Nascimento e a armadora-esquerda Duda Amorim (que se aposentou recentemente) conquistaram, inclusive, espaço na lista das maiores do mundo. Que prestígio, não?!

 

 

 

As regras do jogo

 

Agora que você já sabe mais sobre a origem do esporte e as principais conquistas da nossa seleção, é hora de relembrar as regras!

O princípio mais básico (e que já deve ser de conhecimento de todos) é o de que, assim como no futebol, em que a bola não pode tocar as mãos, aqui os pés estão proibidos de fazer contato com este que é o único instrumento utilizado no handebol.

  1. Vamos começar pela duração do jogo: cada partida tem duração de 60 minutos e é dividida em dois tempos de 30 minutos cada. Se houver empate, o jogo é prorrogado com dois tempos de 5 minutos.
  2. A supervisão do jogo é de responsabilidade de dois árbitros.
  3. Já com posse de bola, o jogador pode dar até três passos somente. Depois disso, ele deve se movimentar para passar a bola adiante.
  4. Em contrapartida, ele está autorizado a se deslocar com a bola por mais de três passos caso ela seja quicada no chão continuamente, como acontece no basquete.
  5. É permitido que um jogador tome a bola de um jogador adversário, desde que ele use apenas uma mão e a mantenha aberta. É proibido arrancar a bola da mão do adversário.
  6. É permitido fazer o bloqueio de um jogador adversário usando o próprio corpo, mas caso sejam usadas agressões físicas, como empurrões e puxões, para impedi-lo de fazer gol, o juiz marcará um tiro de sete metros, que se assemelha ao pênalti no futebol.
  7. A permanência de um jogador na área do goleiro é proibida. Contudo, ele está autorizado a dar um salto e lançar a bola enquanto ainda estiver no ar.

 

 

 

Curiosidade

 

A bola pequena do handebol é geralmente feita de couro ou algum outro material sintético que possui certo peso, com a finalidade de se obter um manuseio mais eficiente na hora dos arremessos. Além disso, existem diferentes tamanhos de bolas para este esporte. Por exemplo: as usadas pelas mulheres são, geralmente, menores que as utilizadas pelos homens para que possam se ajustar melhor às mãos.

 

Está pronto para fazer sua jogada? Conte com a Movento para fazer lances perfeitos com as melhores bolas que você pode adquirir através do nosso catálogo: https://www.movento.com.br/handebol/bola.

 

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir o nosso último post relacionado ao tema: “Como Escolher a Melhor Bola de Handebol?”.